Volta do Talibã ao poder causa diminuição de direitos das mulheres afegãs

Volta do Talibã ao poder causa diminuição de direitos das mulheres afegãs

A volta do Talibã ao poder no Afeganistão tem causado muito medo nas mulheres afegãs. Devido à diminuição dos direitos conquistados ao longo dos últimos 20 anos. Segundo Priscila Caneparo, Doutora em Direito Internacional pela PUC-SP e Professora de Direito Internacional e Direitos Humanos da Universidade Católica de Brasília e da UNICURITIBA. Segundo a doutora, alguns direitos femininos já vêm sendo diminuídos desde fevereiro de 2020, quando ocorreu um acordo de paz entre o governo do Talibã e a Coalizão Internacional.

“Esse acordo já gerou certa preocupação nas mulheres afegãs, porque isso basicamente significou um aumento de poder do Talibã internamente no Afeganistão. Dentro dessa premissa, alguns direitos femininos já foram diminuídos. Desde a ocasião, quando as mulheres já tiveram um tipo de uma delapidação nessa questão de poder estudar, de sair à rua sem a presença masculina e também com a questão do trabalho”, afirma a professora.

Ainda de acordo com Priscila, a preocupação é ainda maior agora, com o aumento do poder do Talibã sobre o Afeganistão.  E porque a violência contra a mulher é uma das grandes preocupações ao redor do mundo.  “Um outro grande problema é a questão de estarem desacompanhadas na rua, então a gente já observa hoje que na capital, Cabul, há somente homens na rua, porque as mulheres estão com medo dessa reestruturação societária na qual elas não podem mais sair desacompanhadas. Também há, principalmente, a questão da violência contra a mulher. Com essa ascensão do Talibã, a gente percebe que essa violência pode ser muito mais aprofundada contra a mulher”, completa a professora.

visaotv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *