Mais de 11 milhões de crianças devem ser vacinadas contra pólio e sarampo

Mais de 11 milhões de crianças devem ser vacinadas contra pólio e sarampo

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (31) a campanha de vacinação nacional contra o sarampo e a poliomielite. A meta do governo é vacinar 95% do público-alvo, o que representa 11, 2 milhões de crianças entre 1 e 5 anos.

A partir da próxima segunda-feira (6) todas as crianças com idade entre 1 e 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose contra a pólio e também contra o sarampo. O Dia D de mobilização nacional foi agendado para o dia 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Em relação à poliomielite, o Ministério da Saúde informou que serão oferecidas 871 vacinas injetáveis e 14 milhões de vacinais orais. As crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite.

Já em relação ao sarampo, serão disponibilizadas 13, 4 milhões de doses da vacina tríplice viral que também protege contra a caxumba e rubéola. Todas as crianças receberão uma dose da vacina, seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

O Brasil tem 5 mortes e 822 casos confirmados de sarampo. Ainda há 3.831 casos em investigação, de acordo com o Ministério. Roraima e Amazonas enfrentam surtos da doença. Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro também apresentaram casos da doença.

 

São Paulo antecipa vacinação para este sábado

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (30) que irá antecipar o início da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) para o próximo sábado (4) com um “Dia D” extra. Mais de 4 mil postos de vacinação fixos e cerca de 300 postos volantes estarão abertos das 8h às 17h.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.