Resistência à URSS e ao Talibã

Resistência à URSS e ao Talibã

O comandante Ahmad Shah Massoud, que era um estudante de engenharia da Universidade de Cabul, se tornou herói da resistência antissoviética no Afeganistão. Além disso, Mhmad Massoud é seu filho.

Pela resistência à União Soviética, Massoud pai ganhou o apelido de “Leão de Panjshir”. Seus seguidores o chamam de Amir Sahib-e Shahid, que significa “nosso amado comandante martirizado”.

Até hoje o Vale do Panjshir está cheio de carcaças de blindados soviéticos destruídos em batalhas malsucedidas para conquistá-lo. Além da União Soviética, na década de 80, o Talibã também não conseguiu conquistar a região quando controlou o país, entre 1996 e 2001.

Vista do vale do rio Panjshir em foto tirada do ponto de vista da tumba de Ahmad Shah Massoud em 21 de maio de 2011. Estudante de engenharia da Universidade de Cabul, Massoud se tornou líder militar na expulsão do exército soviético do Afeganistão na década de 80. — Foto: Master Sgt. Michael O'Connor

 

 

 

 

Vista do vale do rio Panjshir em 21 de maio de 2011.  — Foto: Master Sgt. Michael O’Connor

Por fim, Massoud pai foi assassinado pela Al-Qaeda na província vizinha de Takhar em 2001, na época do ataque terrorista do 11 de Setembro que desencadeou a invasão americana ao Afeganistão.

Contudo, devido aos inimigos em comum, o Panjshir serviu como reduto da Aliança do Norte, grupo armado que se aliou aos EUA durante a invasão de 2001 para tirar o Talibã do poder e expulsar a Al-Qaeda do país.

Samara Teles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.