Cuba vive maiores protestos contra o Governo desde os anos noventa

Cuba vive maiores protestos contra o Governo desde os anos noventa

Milhares de cubanos saíram às ruas no domingo (11) no que já é o maior protesto da história recente no país. Pela primeira vez em mais de 60 anos, pessoas protestaram em cerca de 20 vilarejos e cidades em toda a ilha gritando “liberdade” e “abaixo a ditadura”. Com a propagação das manifestações, o presidente do país, Miguel Díaz-Canel, fez um pronunciamento na TV para convocar seus apoiadores a tomarem as ruas para “confrontar” os manifestantes.

Os protestos foram duramente reprimidos. De acordo com vários vídeos e relatos nas redes sociais. Há três pontos chave para entender o movimento. A crise do coronavírus, a situação econômica e o acesso à internet. Além disso, a pandemia teve um profundo impacto na vida econômica e social da ilha. O turismo, um dos motores da economia cubana, está praticamente paralisado. Ainda mais, há inflação crescente, apagões, escassez de alimentos, medicamentos e produtos básicos.

Antes deste domingo, o maior protesto ocorrido em Cuba após o início da revolução de Fidel Castro, de 1959, havia acontecido em agosto de 1994 em frente ao Malecón de Havana. Afinal, cubanos em outras províncias nem sabiam o que havia acontecido na capital.

Por fim, confira alguns vídeos da manifestação:

Samara Teles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.