Com colapso em outros biomas, Pantanal pode secar ainda mais nos próximos anos, alerta cientista

Com colapso em outros biomas, Pantanal pode secar ainda mais nos próximos anos, alerta cientista

Para os cientistas, se o planeta aquecer mais, o desmatamento na Amazônia continuar de forma desenfreada e o Cerrado continuar a ser explorado da maneira atual, o futuro do Pantanal será de seca.

O atual cenário do Pantanal, mesmo com o verde brotando, mostra: chuvas concentradas em apenas um momento, períodos de seca mais extensos, fauna e flora comprometidas, além de avanço no desmatamento.

O coordenador técnico do MapBiomas, Marcos Rosa, explica que a sobrevivência do Pantanal depende diretamente de outros biomas: Amazônico e Cerrado.

“No Pantanal os alagamentos duravam até seis meses na década de 80 e 90, atualmente é muito menor, alaga de dois a três meses. Essa mudança da quantidade de água depende de fatores externos, por exemplo da chuva que vem da Amazônia, a evapotranspiração da floresta é responsável por parte da chuva no Pantanal, no Cerrado e no Sudeste. O ciclo da água do Pantanal também depende das proteções das cabeceiras do Pantanal, que estão no planalto, em área de Cerrado e Amazônia que estão muito impactadas pelas mudanças recentes”, alerta Marcos Rosa.

 

visaotv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *