Chefe da CIA teve reunião secreta com líder do Talibã em Cabul

O diretor da CIA (agência de inteligência do Estados Unidos), William Burns, foi secretamente ao Afeganistão. Lá se reuniu com Mullah Abdul Ghani Baradar, um dos cofundadores do Talibã e chefe político do grupo extremista. O jornal “The Washington Post” revelou a informação. Depois noticiada pelo “The New York Times”, a rede de televisão CNN e outros veículos de comunicação americanos.

A reunião ocorreu em Cabul na segunda-feira (23) e é o maior encontro entre o governo Joe Biden e o Talibã desde que o grupo extremista tomou a capital afegã e voltou ao poder após 20 anos. Contudo, procurada pelo jornal, a CIA se recusou a comentar a reunião com o Talibã. Além disso, segundo o “The Washington Post”, Burns é o diplomata mais graduado do gabinete de Biden.

Baradar liderou o acordo de paz do Talibã com os EUA, durante o governo Donald Trump, e também negociava um cessar-fogo com o antigo governo afegão, antes da sua queda. Ele havia sido preso em 2010 em Karachi, no sul do Paquistão. Por fim, libertado em 2018, a pedido de Trump, para participar das negociações de paz.

Samara Teles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.