Paralimpíadas de Tóquio 2021: tudo o que você precisa saber sobre o Brasil

Paralimpíadas de Tóquio 2021: tudo o que você precisa saber sobre o Brasil

Devido ao avanço da pandemia de Covid-19, o Comitê Olímpico Internacional (COI), juntamente com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o governo japonês e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), adiaram o evento para 2021, levando em conta a proteção da saúde dos atletas e todos os envolvidos. Além disso, o papel da vacinação na realização do evento durante a pandemia foi o principal fator a ser considerado.

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam no dia 24 agosto, enquanto o encerramento será no dia 5 de setembro. A competição sempre inicia logo após o fim das Olimpíadas. Serão 22 modalidades em disputa, no entanto o Brasil participa de 20. As exceções são o rugby em cadeira de rodas, mas também o basquete em cadeira de rodas.

A modalidade com mais representantes brasileiros será o atletismo. A princípio a delegação do Brasil teria 54 atletas, mas o Comitê Paralímpico Internacional atualizou o ranking de alta performance, o que rendeu mais 10 vagas ao país. Agora, serão 64 representantes tupiniquins, mas três a mais que na edição do Rio 2016.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou que a delegação brasileira na Paralimpíadas de Tóquio terá 253 integrantes. Dentre eles, atletas sem deficiência, como então guias, calheiros (bocha), goleiros (futebol de 5, para deficientes visuais) e timoneiro (remo). Com esta quantia, o Brasil quebra seu maior recorde de representantes em Jogos Paralímpicos, mas no exterior. No entanto, a maior delegação geral do país fica com a edição do Rio 2016, quando contou com 286 atletas.

 

Samara Teles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.